Dica: Livros sobre Moda

Dica: Livros sobre Moda

Obaaa! Até que enfim consegui fazer esse post sobre livros de moda, né? Tantas meninas me pediram dicas de livros, principalmente depois que comecei a fazer a tag moda século xx. Separei os títulos que estão aqui na minha estante até agora. Sabem como é, adoro aumentar meu acervo... provavelmente estará bem maior daqui algum tempo. Mas, por enquanto, são esses mesmo que eu uso tanto para pesquisar quanto para me inspirar.

Os meus livros têm objetivos completamente diferentes uns dos outros. Uma parte é ótima para estudar história da moda, a outra parte serve para inspirar e a terceira é do tipo utilidade pública. Claro, nós precisamos disso tudo para formar uma boa cultura do mundo da moda. Espero que vocês gostem tanto quanto gostei de escrevê-lo e que o post sirva para quem pediu tanto por ele! :)

Dica: Livros sobre Moda

...ismos: Para Entender a Moda

Para estudar. O livro sintetiza períodos marcantes para a moda ocidental, traduzindo épocas de uma maneira fácil e rápida de ler. Para mim, ele é básico. Se você for comprar seu primeiro livro de moda, indicaria esse, com certeza. Une ótimas imagens a legendas que facilitam na hora de conhecer artistas expoentes em determinadas correntes e entender suas características próprias.

Dica: Livros sobre Moda

Cinquenta Vestidos que Mudaram o Mundo

O livro é bem específico, como o nome já diz. Ele é incrível porque mostra, em ordem cronológica, vestidos que marcaram a história. O livro discorre sobre cada um deles e explica, inclusive, sobre o contexto em que ele foi criado. É bem legal para saber por que, quando, como e onde um vestido foi criado. E, claro, para ver de onde algumas tendências surgiram!

Dica: Livros sobre Moda

Cinquenta Chapéus que Mudaram o Mundo

Esse livro possui a mesma premissa do anterior, mas falando de chapéus. Dessa série, também há o Cinquenta Sapatos que Mudaram o Mundo. Vale bastante a pena comprar se você quer saber a origem e o porquê de alguns modelos famosos de peças de roupas!

Dica: Livros sobre Moda

Enciclopédia da Moda

Esse livro ganhei de Natal há um tempo atrás do Bernardo. O livro serve bastante para quando bate dúvidas acerca do mundo da moda. Ele explica um pouco sobre determinadas peças de roupa, estilistas, tecidos e etc. É bem legal e vale a pena comprar se você precisa de uma bibliografia para consultas - principalmente históricas.

Dica: Livros sobre Moda

Glamour

Para quem gosta de história da moda e valoriza ícones desse mundo, não pode deixar de ter esse livro. A importantíssima expert em moda Diana Vreeland - editora por 26 anos da Harper's Bazaar e 8 anos da Vogue - separou imagens de fotógrafos lendários como Man Ray e Cecil Beaton para compor seu livro de inspirações. Entre os fotografados, o general Charles de Gaulle, Audrey Hepburn e Mick Jagger. Quem quer ter mais conhecimento do mundo da moda, precisa ter esse livro!

Dica: Livros sobre Moda

A Moda e seu Papel Social

A moda, como sabemos, é influenciada e influencia sociedades inteiras. E esse livro procura pesquisar sobre como esse poder é mantido e seu resultado espelhado historicamente. E a principal característica é que a autora vai além da alta costura parisiense. Esse livro foi feito para quem é realmente apaixonado pela história da moda ou precisa de uma fonte de pesquisa.

Dica: Livros sobre Moda

História Ilustrada do Vestuário

Outro livro para quem curte muuuito história da moda. Você consegue entender, visualmente, como eram as roupas do Egito antigo, por exemplo. Ele é como um álbum de figurinhas da indumentária. É legal ver nitidamente as diferenças entre uma era e outra, um país e outro, uma sociedade e outra. Dá até para fazer um paralelo com filmes de época e comparar os figurinos usados com o conteúdo do livro.

Dica: Livros sobre Moda

A Parisiense

O livro foi escrito para entendermos um pouco mais sobre o estilo das europeias mais estilosas do continente. Moda, beleza, dicas, conselhos, lojas para visitar em Paris... tem de tudo nesse livro que é pura inspiração! Mas o mais incrível é que, mesmo com tudo o que a autora fala para a gente, percebemos que o grande trunfo da parisiense é se aceitar do jeito que é, utilizando dicas de beleza fundamentais que, atualmente, são até esquecidas, como uma boa noite de sono.

Dica: Livros sobre Moda

As 100+

Adoro Nina Garcia! O jeito que ela escreve é bem leve e descontraído e, mesmo ensinando história da moda nesse livro, ela não cai na monotonia (eu adoro história, mas algumas pessoas podem não gostar, hehe!). As ilustrações também conquistam e esse guia também vem cheio de frases legais, como essa, da Diana Vreeland: "O jeans é o que há de mais lindo desde a gôndola". ;) Esse livro é, com certeza, do tipo utilidade pública!

Dica: Livros sobre Moda

A Moda do Século XX

O livro é sobre, como o próprio título diz, história. Mas é a parte que eu mais gosto e tenho falado aqui no blog: sobre o século XX. Ele explica direitinho, com bastante detalhes, separando por datas para deixar a pesquisa mais didática. Ainda assim, vem bastante ilustrado para podermos ver em ação o que as autoras escrevem. Indico demais e estou adorando!

Dica: Livros sobre Moda

Moda, Uma Filosofia

Para terminar, um livro que discorre sobre o mundo da moda. Temos que pensar para além das tendências e estilistas. Temos que entender o que tudo isso influencia na vida e como se reflete na sociedade - para quem e o que serve. Inclusive se esse pensamento está aliado a críticas. Claro, faz parte, né? Tudo possui um lado ruim, frívolo e bobo, mesmo que consideremos a moda como um fator de extrema importância para se pensar a sociedade. Indico para quem gosta de refletir um pouco sobre o consumo, produção em série e costumes.

Esses livros não são difíceis de achar. Muitas livrarias hoje possuem seções dedicadas apenas à moda. E, mesmo que existam Google e Wikipedia para suprir nossas necessidades diárias de conhecimento, ainda tenho prazer ao comprar, abrir e ler um livro. Nada ganha da ótima sensação que é ver vários livros importantes e interessantes bem diante dos seus olhos, à sua disposição sempre. Sei que muita gente ainda pensa assim como eu. Por isso, espero que as dicas realmente tenham ajudado! Depois quero saber o que acharam dos livros, viu?! :)